Editora: SAFE
Autor: ANDRÉ MACEDO DE OLIVEIRA
ISBN: 8575252658
R$98,00Disponibilidade: Pronta Entrega
Nº de Páginas: 184
Encadernação: BROCHURA
Ano: 2004
Editora:SAFE
Autor: ANDRÉ MACEDO DE OLIVEIRA
ISBN: 8575252658
Disponibilidade: Pronta Entrega
Nº de Páginas: 184
Encadernação: BROCHURA
Ano: 2004
Este trabalho "ensino jurídico: diálogo entre teoria e prática" surgiu da"angústia" do pensador em suas jornadas enquanto docente no núcleo de prática jurídica de direito da universidade de brasília e tem como objetivo de estudo a construção do diálogo teoria e prática no ensino jurídico no brasil e sua ressonância.
A literatura do ensino jurídico é farta e muitos são os autores que trabalham como essa temática, sempre levantando a chamada crise do ensino jurídico. O paradigma tradicional encontra-se esgotado, o que põe em cheque sua eficácia social. Assim, faz-se necessário e oportuno uma pesquisa empírica para tentar demonstrar a separação que existe entre muros da universidade e a prátca jurídica.
O corpo do trabalho está dividido em três capítulos, além da introdução e das conclusões, assim dispostos:
No primeiro capítulo busca-se expor os pressupostos do trabalho, explicitando o ponto das palavras universidade, educação, direito, teoria e prática para, em seguida, apresentar a construção da união teoria e prática no ensino jurídico no brasil e sua ressonância.
No segundo capítulo, o autor apresenta uma pesquisa participante realizada no núcleo de prática jurídica da faculdade de dreito da universidade de brasília - unb, onde trabalhou por um período de três anos como professor da faculdade e teve a oportunidade de realizar o trabalho empírico. A partir desta análise, identifica alguns obstáculos para diálogo entre teoria e prática, não ventilados na pesquisa participante, e apresenta alguns possíveis caminhos para um diálogo.
No terceiro e último capítulo um estudo de caso da faculdade de direto da universidade de brasília - unb, no qual o autor identifica um "redesenho" do ensino do direito.
Ao final, são expostas algumas considerações de caráter propositivo no sentido de contribuir para a melhoria do ensino jurídico em nosso país.
TEORIA GERAL DO DIREITO